O que é a Microfisioterapia?

O objetivo da microfisioterapia é restaurar a vitalidade dos tecidos do corpo que foram afetados por algum trauma, seja uma torção, uma infecção por vírus ou um choque emocional.

Foto sessão de Microfisioterapia com Dra Viviane Rocha

Em que está baseada a microfisioterapia?

Na microfisioterapia o  indivíduo é trabalhado como um todo e dessa forma, trabalha a causa dos problemas, o que levou ao desequilíbrio e consequentemente à patologia.

A terapia se baseia na descoberta de que todos os tecidos do corpo, do epitelial ao nervoso, guardam a memória dos traumas físicos e psíquicos que sofreram em qualquer fase da vida.

A partir dessas inscrições no corpo, podemos reencontrar e datar os acontecimentos que iniciaram o processo de desorganizar um tecido ou um órgão, provocando o desenvolvimento de doenças.

Esse diagnóstico é feito por meio de micropalpações na derme e na epiderme.

A ação do terapeuta é realizar no tecido apalpado atos que simulem, em microescala, a origem do trauma e despertem os mecanismos de autocorreção.

DRA VIVIANE 1 - O que é a Microfisioterapia?

Você sabia que sua célula tem memória e é capaz de contar a sua história?

Quando nosso corpo sofre um trauma (físico ou emocional) e tenta reparar essa agressão, mas não consegue eliminar o agente agressor por uma deficiência do sistema imunológico ou porque a agressão foi muito forte, forma-se então uma cicatriz.

Esta cicatriz deforma a célula e atrapalha sua função; o local onde a cicatriz se instala se caracteriza pela diminuição ou perda de vitalidade e então desencadeia os sintomas.

O terapeuta mostra ao corpo a origem da agressão para que então se inicie o mecanismo de autocura.

Microfisioterapia em São Paulo

E como o fisioterapeuta percebe essas memórias na pele?

Microfisioterapia

A sensação que o fisioterapeuta procura no corpo do paciente é a perda de ritmo vital.

Qualquer atividade corporal tem seu ritmo vital dentro do organismo e também à superfície da pele.

Estes ritmos vitais são percebidos pelas mãos como “micromovimentos”.

O toque sutil que detecta a causa do seu sofrimento.

O fisioterapeuta vai palpar diferentes zonas do corpo a fim de verificar se os ritmos são normais, essa palpação se faz em um movimento de aproximação das mãos.

No entanto, se os ritmos estiverem ausentes, então significa que existe uma “cicatriz”, fonte de uma disfunção na região ou a distância.

É essa sensação que vai guiar o terapeuta a seguir o caminho que a agressão percorreu no corpo e consequentemente ativar sua auto cura.

Através desta técnica, o fisioterapeuta, com toques sutis em sua pele, identifica e data os  bloqueios desde a sua vida intra-uterina até os dias de hoje que estão marcados através de pequenas cicatrizes internas invisíveis aos olhos, mas identificados pelo toque do especialista.

A Cicatriz Patológica

01 - O que é a Microfisioterapia?

É o vestígio deixado pelo agressor no corpo. Isto acontece quando o corpo tenta reparar uma agressão, porém não consegue eliminar o agente agressor por uma deficiência do sistema imunológico ou porque a agressão foi muito forte. Esta cicatriz deforma a célula e atrapalha sua função; o local onde a cicatriz se instala se caracteriza pela diminuição ou perda de vitalidade e então desencadeia os sintomas.

Autocura

celula - O que é a Microfisioterapia?

É a função e capacidade de todos os seres vivos. Através dessa função, de fazer algo por ele mesmo e para ele mesmo, o corpo pode reconhecer seu agressor e se defender, mas quando a agressão é muito forte ou chega de surpresa e o corpo não reconhece o agressor, esta capacidade de se defender não se manifesta e os sintomas da doença se instalam. O terapeuta mostra ao corpo a origem da agressão para que então se inicie o mecanismo de auto cura.

Micropalpação

toque micro 1 - O que é a Microfisioterapia?

É o gesto utilizado pelo terapeuta para trabalhar. É sempre utilizada as duas mãos em um movimento de aproximação entre elas. É a sensação entre as duas mãos que diz se o ritmo vital esta em bom estado de funcionamento dos tecidos ou se há perda de ritmo vital (percebe-se algo denso entre as mãos).